OS DRAGÕES

Os dragões são seres reptilianos, na maioria das vezes gigantes e voadores, que caracterizam um dos seres fantásticos mais simbólicos da mitologia. Eles apareçem em vários contos, na maioria das vezes vistos como seres malignos e antagonistas. Porém, suas aparições são sempre marcantes e emocionantes.

O fogo do dragão é uma das suas características. Ele é um dos motivos pelo qual o dragão significa a ira, o poder e a fúria. Mas nem todos os dragões soltam fogo. Algumas interpretações modernas identificam alguns dragões com jatos de eletricidade, gelo, e energia sombria, ao invéz do fogo. Ou até a ausência deles, compensada pela força física ou grande velocidade.

Muitos deles possuem chifres, que mostram o quão sábio, velho ou poderoso é o dragão. Alguns não tem chifres propriamente ditos, mas alguns pedaços de escama um pouco mais grossos e afiados, se assemelhando a chifres.

A palavra dragão vem do grego drakon, que era usado para definir serpentes grandes.

Tipos de dragão

Dragão Alado

O tipo mais comum, presente em quase todas as histórias, jogos, filmes, literatura, e mitologia em que existem dragões, esse tipo de dragão é o mais conhecido de todos. Se você pensar em um, automaticamente, um desse tipo vem à sua cabeça. Eles são originados nos contos de dragão da idade média, e eram sempre vistos como ser das trevas, ou algo que limitava o poder humano. As vezes, ele era o responsável por guardar tesouros, manter princesas em castelos abandonados, ou seja, um dos grandes desafios de um aventureiro.

São como lagartos com escamas mais grossas, e com asas acopladas aos braços (Como as aves) ou com elas separadas, geralmente um par apenas com as asas posicionadas nas costas. Alguns desses dragões são representados sem os braços e pernas, apenas com asas e cauda. Em algumas modernidades, esses dragões tem mais de um par de asas no corpo.

Geralmente esses dragões são vistos como criaturas tão irracionais como outros animais, mas alguns ainda são símbolos de poder e de magnificência.

Alguns exemplos desse tipo de dragão são o Dragão de São Jorge e Spyro

Dragão Oriental

Também muito famoso nas histórias, e hoje na cultura popular, os dragões orientais são lembrados principalmente quando nos referimos a culturas como as da China e afins(o símbolo da China é esse dragão).

Esses já não possuem asas. Têm escamas grossas, as vezes pêlos, e pequenos braços e pernas, com um focinho semelhante ao de um felino.

São vistos geralmente como deuses, animais domésticos mágicos e espertos. Seu poder não se limita ao fogo, mas não se baseia em sua força física. Eles voam utilizando esses poderes.

Bons exemplos são: Shen Long, da mitologia Chinesa, e Tatsu, da mitologia Japonesa

Página Inicial
Free Web Hosting